Secretaria de Planejamento Urbano - SEPUR
PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE JF
Resíduos Gerados na Cidade
O Diagnóstico Participativo dos Resíduos Sólidos do Município de Juiz de Fora permitiu conhecer as características e as quantidades dos resíduos gerados, além da responsabilidade por sua gestão e os sujeitos sociais envolvidos na cadeia produtiva na qual se dá a geração e a destinação de resíduos, no município. A geração total de resíduos sólidos do Município de Juiz de Fora é de 1.160 mil toneladas ao ano, o que corresponde à 3.718 toneladas diárias. Embora o indicador de geração per capita de resíduos domiciliares seja de 0,70 kg por habitante ao dia, o indicador geral de geração de resíduos sólidos é de 6,59 kg por habitante ao dia.
Gráfico 1 - Geração de resíduos sólidos no território de Juiz de Fora (milhares t/ano).
Fonte: DEMLURB, 2018; FEAM, 2018; PNRS; 2018; I&T, 2018.
A partir do gráfico apresentado observa-se que maior parte dos resíduos é gerada no âmbito privado. A geração de resíduos de responsabilidade pública (RS Limpeza Urbana e RS Domésticos) representa pouco mais de 15% do montante de resíduos gerados.
Gráfico 2 - Composio gravimétrica dos resíduos sólidos domiciliares (RSD) do Município de Juiz de Fora
Fonte: DEMLURB (2018b) apud PMGIRS JF (2020).
A composição gravimétrica dos RSD revela um grande potencial econômico, em que aproximadamente 76% pode ser recuperado e reintroduzido na cadeia produtiva.