| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil - SSPDC

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS

Construção em Encosta

Evite cortar o terreno para construir sua cada sobre platô (área planificada), pois se você fizer o corte (retirada de terra), serão criados três taludes (barrancos): um de corte nos fundos, dois nas laterais, e em determinados casos, um quarto talude (de aterro).

Se você já executou o corte e sua casa se encontra no platô, torna-se necessário executar obras de contenção dos taludes, bem como obras para drenagem superficial. Uma das obras de contenção poderá ser o retaludamento, com construção de valeta de proteção.

O novo talude inclinado deverá ser coberto com vegetação rasteira (grama, tiririca, etc.), evitando plantar bananeiras ou árvores de grande porte. Se não existir possibilidade de retaludamento, porque as divisas das propriedades são próximas, torna-se necessário executar outro tipo de obra para contenção, tal como muro de arrimo.

É importante contratar serviços de um profissional habilitado com CREA, isto é, engenheiro, para projetar e acompanhar a execução desses muros de contenção; Se não puder fazer as obras de contenção, evite cortar o terreno.

Importante
• Providencie a captação das águas pluviais (água de chuva) provenientes dos telhados, lajes e laterais da edificação, guiando-as por tubulações, até rua situada em nível inferior;
• Não jogue as águas pluviais na rede de esgoto, porque ela não tem capacidade para escoar líquidos com muita velocidade e em grande quantidade;
• Não construa fossas sem consulta prévia à Cesama – Companhia de Saneamento Municipal; Verifique periodicamente se existem vazamentos nas tubulações de esgoto e, caso existam, conserte-as rapidamente;
• Ao construir muros de divisa, direcione corretamente as águas pluviais que incidem sobre a base do mesmo (tubos de drenagem, canaletas impermeabilizadas, etc). Consulte um engenheiro quando pretender iniciar escavações para construção de fundações;
• Não encoste a casa em nenhum talude (barranco), seja de corte ou de aterro;
• Não encoste a casa em nenhum muro de arrimo, ou mesmo não apoie vigas e lajes neste muros. Os muros de contenção não podem ser paredes de casa. Ao construir sapatas, pilares, vigas e lajes, procure sempre vibrar corretamente o concreto no momento da concretagem;

Construção em Baixada

Antes de executar sua casa, verifique se o local se encontra acima do nível máximo de enchentes da região. Se estiver abaixo deste nível, construa sapatas profundas e eleve os pilares até o nível acima do nível máximo das enchentes. Construa então vigas e laje de piso. Essas orientações não descartam a necessidade de contratar um profissional de engenharia para projetar a edificação e acompanhar a execução.

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS ESPECÍFICAS

Impermeabilização na Edificação
Faça um teste: coloque a ponta de um guardanapo na água e aos poucos a água subirá por ele. É exatamente isto que ocorre com uma casa que não teve seus alicerces impermeabilizados.

As chuvas e a umidade do solo penetram facilmente nos alicerces devido à porosidade dos tijolos. Depois de alguns meses do final da construção, a umidade começará a subir pelas paredes. Antes que isto ocorra, impermeabilize o concreto assim como a alvenaria que estejam em contato com o solo.

A impermeabilização começa nos alicerces, em seguida aplique nas lajes de cobertura, tomando o cuidado de deixar um bom caimento, direcionando as águas pluviais e saídas das águas canalizadas até a rede ou valas pluviais. Não deixe que a água caia livremente sobre o terreno quando a construção for em encosta.

Rachadura na parede da casa
Caso tenha aparecido alguma rachadura em sua casa, saiba que isto é um defeito bastante comum nas construções e que, por isto mesmo, é uma das queixas que as pessoas frequentemente trazem à Defesa Civil.

Em muitos casos, as rachaduras surgem porque há uma acomodação do terreno à medida que a construção progride e para quando as cargas se completam. Outras vezes, porém, as causas das rachaduras se agravam com o passar do tempo, por exemplo, quando existe um vazamento na tubulação de esgoto que vai solapando cada vez mais o terreno sob o alicerce.

Um "macete" que ajuda a esclarecer esta dúvida é o que chamamos de "selo de gesso". O que é isto? Trata-se de pequenas cascas feitas com gesso, que são aplicadas em uns três pontos ao longo da rachadura que queremos estudar. A massa de gesso deve ser aplicada com espátula de pintor de forma a ficar bem fininha. A partir da primeira vez, sempre que a rachadura atravessar o selo, deve-se repetir o processo EM CIMA da casquinha anterior.

O segredo é anotar as datas cada vez que o selo for refeito, inclusive na primeira vez. Faça as anotações à lápis, na própria parede, assim você tem uma boa ideia se o intervalo entre as recomposições está aumentando, o que indica que o processo foi brusco no início mas tende a parar. Ou está diminuindo: isto significa uma movimentação que ainda está acontecendo, e que por este motivo, tem que ser melhor pesquisada.

Se você quiser trocar uma ideia a respeito, venha na Defesa Civil bater um papo com a gente. Porém, se a rachadura aparecer de um dia para o outro, sem qualquer justificativa, saia do imóvel e entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 para que possamos vistoriar o imóvel e fazer uma análise de risco da edificação.

Falhas nas fundações
Muitas são as causas que geram falhas na fundação de uma edificação, doas quais, a diferença de altura nos alicerces contínuos, em partes diferentes da casa muitas vezes gera no terreno um abatimento diferente e surgem rachaduras no corpo da fundação e nas paredes.

Também, vazamentos nas redes de água e esgoto, bem como formigueiros e tocas de animais próximo ou abaixo das fundações, provocam redução na capacidade de suporte naquele ponto e também geram abatimento do terreno.

Outra causa que rotineiramente provocam falhas nas fundações são as escavações verticais extensas faceando fundações contínuas, tendem a desestabilizá-las. Reiteramos que diante qualquer situação de desconforto estrutural, entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 para vistoria e análise de risco das patologias observadas.

Muro de Arrimo
Inicialmente, destacamos que bloco de cimento não serve para fazer muro de arrimo. Os materiais mais indicados para a construção de um muro de arrimo é o concreto ciclópico, concreto armado, técnica de "rip-rap", gabião.

Vale destacar que além do muro propriamente dito, é extremamente necessário executar obras de captação, direcionamento e destinação final das águas pluviais (água de chuva) no topo do muro de contenção, no maciço de solo contido (por meio de barbacãs – suspiros) e na base do muro.

Não menos importante, a Defesa Civil de Juiz de Fora sempre orienta que qualquer serviço de engenharia deve ser projetado e acompanhado, em sua execução, por profissional habilitado

Dicas Importantes
Quem não possui recursos para executar obras de contenção, não deve iniciar a escavação do terreno. A terra retirada não pode ser depositada de forma a trazer risco a imóveis situados em níveis inferiores.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) informa os bota-fora autorizados.

Os riscos de deslizamentos aumentam com: 
• com a altura escavada;
• com a inclinação do talude (barranco);
• com a quantidade de água retida ou lançada sobre o talude;
• com a presença de sobrecarga próxima à crista.

É indispensável manter uma faixa de terra entre a crista (topo) da escavação e as divisas de terreno correspondentes. Na falta de indicações mais precisas, recomendar que sua largura seja de no mínimo 1/5 da altura do talude de corte, mas nunca menor que um metro.

Em locais populosos, deverá ser executados correções dos lançamentos concentrados de águas pluviais, que normalmente vêm de telhados, pisos externos, etc. O melhor local para encaminhar as águas pluviais é a caixa de rolamento das ruas. É desaconselhável a manutenção de árvores de grande porte próximo à crista ou na superfície de taludes.

A Defesa Civil somos todos nós. Ligue 199!

Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2