NOTÍCIAS:SS
JUIZ DE FORA - 15/10/2021 - 17:37

Dia Nacional de Combate à Sífilis lembra a importância da prevenção

Portal de Notícias PJF | Dia Nacional de Combate à Sífilis lembra a importância da prevenção | SS - 15/10/2021
Neste sábado, dia 16, é lembrado o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. A data foi instituída em 2017 por meio da Lei 13.430/2017 e tem o objetivo de conscientizar sobre os riscos de se contrair a doença, a importância dos métodos de prevenção durante as relações sexuais e a promoção do diagnóstico precoce por parte dos gestores em saúde.

Causada por uma bactéria, a Sífilis é uma infecção transmitida principalmente via relações sexuais sem proteção, podendo ocorrer também a transmissão para o feto durante a gestação (sífilis congênita), caso a mãe seja portadora de Sífilis não tratada ou tratada inadequadamente. Além desses tipos de contaminações, que são as mais comuns, a pessoa pode contrair a doença por meio de sangue contaminado ao manipular de modo incorreto objetos contaminados.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no ano passado, foram cerca de 115,3 mil pessoas diagnosticadas com Sífilis em todo o país. Dessas, pelo menos 60 mil foram em gestantes que contraíram a doença congênita. Por isso é importante ações que promovam o diagnóstico precoce e possibilitem um tratamento ainda em fase inicial.

Um dos desafios ao combate à Sífilis é que seu diagnóstico requer testagem, mesmo que a doença apresente fases muito bem delimitadas com seus sinais característicos. Porém, de alguns anos para cá, muitas pessoas não têm apresentado sintomas. A supervisora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Daiana Castilho, conta que "estamos tendo muitos casos de Sífilis. Mas, o que a gente vem percebendo é que, nos últimos anos, a pessoa chega até nós assintomática. Desse jeito nós só conseguimos ter um tratamento adequado quando a pessoa faz um exame. Por isso é importante trabalharmos a prevenção”.

Atualmente, toda a Rede de Saúde do município está apta a conduzir o tratamento da Sífilis devido ao cenário da doença. Entre esses locais, o Centro de Testagem e Aconselhamento conduz ações de prevenção com o oferecimento de testagem rápida e, dependendo do resultado, há o encaminhamento do paciente para realização do tratamento com um profissional capacitado.

“O foco do CTA é a prevenção. Hoje trabalhamos com a prevenção combinada, que é essa orientação dos pacientes de acordo com a demanda deles”, explica Daiana. O Ministério da Saúde estabelece algumas populações chaves e prioritárias na hora de traçar estratégias de prevenção combinada, contudo, Daiana Castilho enfatiza que é preciso pensar políticas públicas que abarque um gama maior de pessoas. “Eu entendo que todo mundo que mantém relação sexual desprotegida é população chave e prioritária, porque ela tem chance de contrair alguma DST (doença sexualmente transmissível), mesmo essa relação sendo com parceria fixa”.

A Sífilis tem cura e o tratamento requer medicação e acompanhamento com exames laboratoriais para atestar a evolução do paciente. Na semana do dia 22 de outubro, o CTA vai trabalhar com um horário estendido na parte da manhã, já que ele não vai fechar no horário de almoço. Essa é uma forma de incentivar mais pessoas a procurarem atendimentos de testagens e diagnósticos. O Centro de Testagem e Acolhimento fica na Avenida dos Andradas, 523, no Morro da Glória.

2/12/2021 - SO
Programa Boniteza realiza 107 intervenções de melhorias urbanas
1/12/2021 - SMU
Viaduto Helio Fádel Araujo traz melhorias para o trânsito no Centro