| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: MUSEU MARIANO PROCÓPIO
JUIZ DE FORA - 21/6/2021 - 16:17



Modelo de gestão do Museu Mariano Procópio será debatido em audiência pública



Portal de Notícias PJF | Modelo de gestão do Museu Mariano Procópio será debatido em audiência pública | MUSEU MARIANO PROCÓPIO - 21/6/2021
O modelo de gestão do Museu Mariano Procópio, primeiro de Minas Gerais, será tema de uma audiência pública na Câmara Municipal de Juiz de Fora, na próxima quinta-feira, 24, às 15h. O debate acontecerá um dia depois de o equipamento cultural, gerido pelo Executivo Municipal, completar cem anos de fundação. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 21, durante entrevista coletiva na qual foram apresentados os resultados da Mesa de Diálogo e Mediação de Conflitos instituída para discutir alterações na forma de administração do museu. Apontado por especialistas como um dos mais importantes museus do Brasil, os prédios históricos e o acervo do espaço permanecem fechados há 13 anos.

O secretário Especial de Direitos Humanos da Prefeitura de Juiz de Fora, Biel Rocha, que presidiu a Mesa de Diálogo, lembrou que a proposta da prefeita Margarida Salomão é modificar a lei 10.988/2005, que regula a gestão do Museu e do parque, buscando uma administração mais técnica, que efetivamente modifique a atual situação. “O equipamento hoje encontra-se em estado de deterioração e inacessível para várias gerações. A prefeita, logo no início de sua gestão, manifestou preocupação não somente com a preservação do conjunto arquitetônico, do parque e do acervo. Ela também apontou para a imperiosa necessidade de democratizar o acesso a esse precioso legado que Alfredo Ferreira Lage, fundador do Mariano Procópio, deixou para as cidadãs e os cidadãos de Juiz de Fora, ao doá-lo para a municipalidade em 1936.”

Conforme Biel, uma carta entregue à prefeita Margarida Salomão em janeiro, subscrita por intelectuais, apontava para uma série de reflexões e para a necessidade de implementar mudanças que atualizem e dinamizem o espaço. “Buscando promover um debate amplo, a Mesa de Diálogo foi instituída, contemplando todos os atores envolvidos.” Além de Biel, a Prefeitura foi representada pela diretora interina da Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro), Giane Elisa Sales de Almeida, que também é diretora-geral da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). O procurador-geral do Município, Carlos Frederico Junqueira de Oliveira participou das reuniões, como convidado. Também integraram a Mesa de Diálogo, Conrado Braga, representante da UFJF; o advogado Carlos Eduardo Paletta Guedes, presidente do Conselho de Amigos do Museu; vereador João Wagner Antoniol, membro do Legislativo Municipal; arquiteto Marcos Olender, representante dos signatários da carta enviada à prefeita, além da historiadora Rosane Carmanini Ferraz e da museóloga Maria Angela Camargo Cavalcante, que representaram os servidores do museu, sendo a primeira na ativa e a segunda, aposentada.

Depois de dez encontros, a Mesa conseguiu equacionar vários pontos de divergência, mas não obteve consenso. “Somente o representante do Conselho de Amigos do Museu manifestou discordância em relação à versão final apresentada pela prefeita. A proposta de alteração na lei em vigor será encaminhada aos vereadores na quarta-feira, 23, abrindo uma nova fase de discussão. Os parlamentares poderão aprovar o anteprojeto do município ou sugerir emendas que alterem o texto, de modo a aperfeiçoá-lo,” pontuou Biel.

O procurador-geral da PJF Carlos Frederico Junqueira de Oliveira explicou que a proposta do município prevê a figura de um superintendente, que será responsável direto pela gestão do equipamento urbano, ao mesmo tempo em que mantém o papel do Conselho de Amigos do Museu como curador, o que garante o atendimento ao desejo de Alfredo Ferreira Lage, manifesto na carta de doação do complexo ao município. O superintendente deverá ser escolhido por meio de seleção pública, enquanto o nome do diretor será apontado pela prefeita a partir da lista tríplice indicada pelo Conselho de Amigos.

Giane Elisa destacou a importância da Mesa de Diálogo, que ajudou a avançar muito no debate. “Permitiu discutir a questão da socialização desse espaço, que é tão importante para a memória afetiva da cidade. Esperamos que ele seja reaberto o mais rápido possível e para que possa ser plenamente utilizado por toda a cidade.”

Foto: Carlos Mendonça



 IMPRIMIR 
18/3/2024 - SEDH
86 casais se inscrevem no primeiro dia para o “Bem Casado”
18/3/2024 - SAS
Acompanhamento familiar é discutido com representantes do 11 Cras
18/3/2024 - PREFEITA
Em três meses, Pronto Atendimento Nordeste realiza mais de 10 mil atendimentos
18/3/2024 - SRH
Inscrições para processo seletivo público de Agente Comunitário de Saúde terminam nesta terça, 19
18/3/2024 - SRH
Recursos Humanos inicia programa Desenvolve Servidor com equipe do Creas Centro 2
18/3/2024 - SE
Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vão ao Museu de Arte do Rio
18/3/2024 - FUNALFA
Edital Murilão: Renan Ribeiro lança livro de crônicas na Praça CEU
18/3/2024 - PROCON
Procon fiscaliza farmácias e lojas de cosméticos no Centro
18/3/2024 - SESMAUR
Prefeitura realiza Semana da Água entre os dia 20 e 24 de março
18/3/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF inicia a semana com vagas abertas para promotor técnico e outras oportunidades
18/3/2024 - CESAMA
Cesama investe em curso para atuação mais precisa e humanizada na negociação e recuperação de clientes e dívidas
18/3/2024 - SEL
JF Vôlei vence fora de casa e se classifica para os playoffs da Superliga B
18/3/2024 - SEAPA
PJF convoca participantes de editais de ocupação do Mercado Municipal para realização de diligências
15/3/2024 - SMU
Corredor Zona Norte - PJF cria nova linha de ônibus 777 (Zona Norte - Centro)
15/3/2024 - PROCON
Procon realiza workshop sobre Direito do Consumidor em Bares, Restaurantes e Casas Noturnas
15/3/2024 - DEFESA CIVIL
PJF abre inscrição para instituições de ensino participarem do programa “Defesa Civil nas Escolas”
15/3/2024 - SE
Crianças da E. M. Maria Catarina Barbosa fazem passeata contra a dengue
15/3/2024 - SE
Estudantes do 9º ano da E. M. Cosette de Alencar fazem excursão ao Planetário da UFJF
15/3/2024 - SF
PJF prorroga pagamento da 1ª parcela do carnê do IPTU até dia 1º de abril
15/3/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate à Endemias pelo município
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2