A educação patrimonial é entendida como um processo contínuo de aprendizagem e sensibilização, que busca promover a compreensão, valorização e preservação do patrimônio cultural. Este conceito compreende não somente a transmissão de conhecimentos sobre os bens culturais, mas também a apropriação de saberes e desenvolvimento de habilidades e atitudes que incentivem o respeito e o cuidado com o patrimônio, que envolvem a comunidade de forma participativa e democrática. A educação patrimonial, portanto, não se restringe apenas ao ambiente escolar, mas se estende à coletividade, com o objetivo de fortalecer os laços de pertencimento e identidade cultural, com o intuito de garantir a salvaguarda para as futuras gerações.
Mas afinal, como trabalhar a Educação Patrimonial de forma lúdica nos espaços escolares e públicos?
O Mapa Afetivo: É uma ferramenta que possibilita compreender processos que envolvem a construção de imaginários das cidades, memórias coletivas e individuais, de identidades sociais, territórios, entre outras percepções que podem ser evidenciadas, transcendendo a mera localização física, incorporando memórias, histórias, afetos e significados pessoais ou coletivos associados a determinados lugares, objetos, personalidades, entre outros.
- A partir do aprendizado sobre Patrimônio Cultural, peça para que os alunos desenhem um mapa afetivo com os locais, culturas, personalidades e/ou objetos que consideram importantes em sua cidade ou espaços de convivência social. Lembre-se de incentivar não somente os sentidos pessoais, mas também a ideia de coletividade presente no que gostariam de preservar;
- Incentive-os a descrever e contar histórias sobre cada lugar marcado;
- Oriente-os a elaborarem um projeto de preservação, com propostas de ações práticas e atividades educativas. Peça para que eles ressaltem, também, os possíveis desafios para a proteção do bem cultural escolhido.
Foto 1. Educação Patrimonial com os alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Francisco Bernardino.
Foto: Lara Ferreira/Acervo Funalfa
Para promover o entendimento e a valorização do patrimônio cultural entre os estudantes, o Departamento de Memória e Patrimônio Cultural (DMPAC) da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), disponibiliza ao público geral e docente, uma Cartilha que explora os conceitos fundamentais da educação patrimonial, das categorias de patrimônio, bem como suas práticas e métodos e a relação da continuidade cultural para as gerações presentes e futuras.
Equipe Técnica de Elaboração
Carine Silva Muguet - TNS III Historiadora, supervisora de Pesquisa e Educação
Patrimonial - DMPAC/Funalfa
Flaviana Lopes Ribeiro de Oliveira - Estagiária de História DMPAC/Funalfa
Lara Ferreira de Oliveira - Estagiária de História DMPAC/Funalfa