8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), informa que tem início nesta terça-feira, 5 , às 19h, o curso “Educação em Direitos Humanos nas escolas brasileiras: desafios do tempo presente”. As inscrições seguem abertas até às 18h50 de hoje, por meio de
formulário eletrônico:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdTevIVXayBTqhToaiOg8oH0pMDEqTazY1iVqzJI0anKZu-eQ/viewform
A formação é realizada em parceria com a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH – Minas Gerais e Pernambuco) e tem como foco a capacitação de profissionais da educação para a promoção dos direitos humanos na prática escolar, abrangendo desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.
Gratuito e na modalidade a distância, o curso contará com aulas ao vivo, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h, com transmissão pelos canais da ReBEDH-MG e da Prefeitura de Juiz de Fora no YouTube. Os participantes também terão acesso a conteúdos complementares via Google Classroom.
A iniciativa busca fortalecer o debate e a aplicação da Educação em Direitos Humanos (EDH) nas instituições de ensino, abordando desafios contemporâneos e estratégias pedagógicas para a construção de ambientes mais inclusivos, críticos e democráticos.
Confira o cronograma das aulas:
05/05 – Educação em Direitos Humanos na escola: possibilidades e desafios
12/05 – EDH na Educação Infantil e no Ensino Fundamental (Anos Iniciais)
26/05 – EDH no Ensino Superior: a graduação
02/06 – EDH na educação de pessoas jovens, adultas e idosas
09/06 – EDH na escola: experiências latino-americanas
23/06 – EDH na escola: modos de fazer e avaliar
30/06 – EDH no Ensino Fundamental (Anos Finais) e no Ensino Médio
A carga horária é de 18 horas, podendo chegar a 30 horas mediante a entrega de trabalho final. Para certificação, é necessário participar de pelo menos cinco aulas ao vivo e acessar os materiais disponibilizados.
A ação integra as políticas públicas do município voltadas à promoção dos direitos humanos e à qualificação dos profissionais da educação.