Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SG
JUIZ DE FORA - 31/7/2017 - 12:31



“4ª Conferência Municipal da Igualdade Racial” discute reconhecimento, justiça e desenvolvimento da pessoa negra



Portal de Notícias PJF | “4ª Conferência Municipal da Igualdade Racial” discute reconhecimento, justiça e desenvolvimento da pessoa negra | SG - 31/7/2017
“O Brasil na Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento. Por Nenhum Direito a Menos”. Esse foi o tema da 4ª Conferência Municipal da Igualdade Racial, promovida em Juiz de Fora no último final de semana. O evento, realizado pelo Conselho Municipal pela Igualdade Racial (Compir), da Secretaria de Governo (SG) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), contou com mais de 150 participantes e trouxe para a cidade personalidades como Martvs Chagas, sociólogo e ativista negro, e Eloy Ferreira de Araújo, ex-ministros da Igualdade Racial.

Também participaram dos debates, Ana Beatriz Querino Souza e Silva, enfermeira supervisora da Unidade de Atendimento Primário à Saúde (Uaps) do Bairro Olavo Costa, apoiadora em questões relacionadas à saúde da mulher na Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde de Juiz de Fora; Claudinho Silva, militante do movimento negro e hip hop e ex-coordenador de Políticas para Juventude na Prefeitura de São Paulo; e Giane Elisa Sales de Almeida, professora, mestre em Educação/ Universidade Federal Fluminense (UFF) e pedagoga/Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A abertura ocorreu na sexta-feira, 28, na Escola de Governo, e reuniu o vice-prefeito, Antônio Almas, o secretário de Governo, José Sóter de Figueirôa, o secretário-adjunto de Direitos Humanos, Participação e Cidadania do Estado de Minas Gerais, Gabriel Rocha, a representante do Movimento Negro de Juiz de Fora, Jussara Alves, conselheiros de direito e ativistas e membros de movimentos negros. As apresentações culturais ficaram por conta do Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva e Rap – Afrodescendentes, do Bairro Vila Olavo Costa.

Figueirôa destacou que já se foram sete anos da criação do Estatuto da Igualdade Racial e quatro anos da última conferência. E que houve avanços: "Hoje há uma expressiva população de negros que tem assento nas faculdades públicas e privadas do país. Embora esteja muito aquém da participação de brancos. No âmbito do Estado, também houve a criação da Secretaria de Direitos Humanos e Subsecretaria da Igualdade Racial. Já no município, a partir das deliberações da última conferência, foi realizada a reestruturação do conselho, que se tornou paritário e deliberativo, a criação da Casa da Mulher, no atendimento de vítimas de violência doméstica, e o "Selo da Diversidade", com ações afirmativas para as questões de gênero e igualdade racial.

Ainda de acordo com o secretário, há alguns desafios a serem tratados, não somente pelo poder público, mas também pela sociedade civil, como é o caso da violência e intolerância, muito particularmente, envolvendo a juventude negra do município.
A coordenadora do Compir, Zélia Lúcia Lima, destacou que a conferência é um dos principais meios de fortalecer a política pública de igualdade racial, favorecendo principalmente os conselhos municipais e os movimentos negros. Além disso, destacou que o tema da conferência é definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que estabeleceu que esta é a década dos afrodescendentes.

Representantes para Conferência Nacional são eleitos

Na Conferência, foi eleita a delegação, composta por 45 representantes da sociedade civil e conselheiros e sete do Governo, que representará a cidade na 4ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que acontece entre os dias 25 e 27 de agosto, em Belo Horizonte.

Foto: Carlos Mendonça.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Governo pelo telefone 3690-7406.



 IMPRIMIR 
9/7/2026 - SEL
Juiz de Fora classifica equipes e enxadristas para a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais
9/7/2026 - FUNALFA
Arraiá da Praça CEU reúne atrações culturais e atividades neste domingo, 12
9/7/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para auxiliar de escritório e outras oportunidades de emprego
9/7/2026 - FUNALFA
Teatro Paschoal recebe apresentação gratuita do espetáculo infantil "A fada, a flor e a princesa" neste domingo, 12
9/7/2026 - MEIO AMBIENTE
Arraiá do Parque da Lajinha encerra Colônia de Férias com dança, quadrilha e atividades ambientais neste domingo, 12
9/7/2026 - SMU
Prefeitura realiza melhorias nos horários de oito linhas de ônibus a partir de segunda-feira, 13
9/7/2026 - SS
Veja os locais que recebem ações de prevenção e combate à dengue nesta quinta, 9
8/7/2026 - PREFEITURA
Prefeitura encaminha à Câmara projeto de lei que autoriza financiamento das obras da Estrada Gentil Forn
8/7/2026 - SETUR
Juiz de Fora recebe delegação de guias e agentes de turismo do estado do Rio de Janeiro
8/7/2026 - DEMLURB
Programa Boniteza atuou em mais de 190 bairros no primeiro semestre de 2026
8/7/2026 - SETUR
Conselho Municipal de Turismo define pautas prioritárias para o fortalecimento do setor
8/7/2026 - SDA
PJF promove visitas guiadas no Minas Láctea e fortalece produtores do APL do Queijo Minas do Caminho Novo
8/7/2026 - SEBEAL
Sebeal realiza 20º evento de adoção responsável no Parque Halfeld neste sábado, 11
8/7/2026 - DEMLURB
Projeto “Lixo Zero na Minha Praça” chega ao bairro Manoel Honório nos dias 9 e 16 de julho
8/7/2026 - SMU
Transporte seguro: veículos escolares passam por nova rodada de vistorias a partir de segunda-feira, 13
8/7/2026 - SDA
Fim de semana em dose dupla: Monte Verde e Sarandira sediam torneios leiteiros simultâneos em Juiz de Fora
8/7/2026 - SS
Sete regiões recebem atividades intensificadas de combate à dengue nesta quarta, 8
7/7/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para promotor de vendas e outras oportunidades de emprego
7/7/2026 - SEL
Colônia de Férias de Inverno do Parque Municipal abre inscrições nesta quinta, 9
7/7/2026 - CESAMA
Manutenção programada da Cemig pode afetar abastecimento em bairros da Região Norte, nesta quarta-feira, 8
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora